domingo, 21 de agosto de 2016

Aula 6 - 15/8/2016

   Olá! Mais uma semana se passou e novamente, venho descrever minhas experiências com as aulas de Leitura e Produção de Texto em L. P. Bom, nesta última aula entramos em um assunto novo: "Relação sujeito, texto e imagem." A professora nos apresentou a capa de um jornal, o Folha de S. Paulo (8/3/2011), no qual havia uma manchete com fotos de duas passistas. Começamos uma tímida discussão sobre essas imagens. E chegou-se a conclusão de que as fotos remetiam a sensualidade feminina e traziam uma imagem da mulher como objeto sexual. O que não podia ser coincidência, pois foi publicado no Dia Internacional da Mulher. O ponto alto da discussão ocorreu quando comparamos a edição nacional desse mesmo jornal com a local, já citada acima. Em que se via manchetes totalmente diferentes, com mulheres que esbanjavam força e atitude ao invés de sensualidade. Também podemos encontrar outro exemplo de relação entre texto e imagem, ao pesquisarmos pela cidade de Maceió no Google. Onde o resultado da pesquisa será imagens lindas de praias e belezas paradisíacas, que transmitem um recado de "venham e desfrutem! ". Como se nossa cidade fosse apenas isso e tivesse somente isso a oferecer. Então, entramos nas funções que as imagens têm: ilustrar, ampliar, explicar, modificar, aprofundar, comentar, restringir, polemizar, aderir.
   No segundo momento da aula, em grupos, fizemos uma leitura crítica considerando texto e sujeito. A professora, mais uma vez, nos apresentou recortes de jornais e uma revista, que traziam como manchete as eleições presidenciais de 2002. O primeiro jornal (Folha de S. Paulo) trazia apenas a imagem do candidato do PMDB, deixando assim transparecer, sua preferência. Ou como a professora disse: "tucanou geral! ". No segundo jornal (O Estado de S. Paulo)  mostrava o ex presidente Lula acuado, enquanto seu adversário, aparecia de braços abertos representando um ser vitorioso. E assim, seguiu-se as análises de cada recorte. Foram 4 jornais e uma revista. Peço perdão por não detalhar cada uma delas, mas a aula de hoje foi tão impactante que quase perdi o fôlego. Mas nada que um bom psicólogo não resolva, segundo a professora Andréa. Seguindo com a aula, analisamos um texto jornalístico de 2002, cujo o título era: "Não há condenação contra Quércia, diz Lula."  Onde havia a imagem de Lula e ao fundo, uma cruz com Jesus Cristo crucificado. Acho que nem preciso dizer qual a relação entre o texto e a imagem, não é mesmo? Pois fica muita clara a ironia que a mesma remete.
   Por fim, houve a volta triunfal da Roda de Conversa e finalizamos a aula com a visualização dos blogs de dois colegas de classe: "vale nota, tá? " e também o "textando" - podem visitá-los, não ficarem com ciúmes. :) Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!