sábado, 13 de agosto de 2016

Aula 5 - 8/8/2016

   Olá! Venho aqui mais uma vez relatar a minha experiência como estudante de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) especificamente, na disciplina de Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa. Nossa professora iniciou a aula desta semana já com uma pergunta bem pertinente ao momento em que estamos vivendo: "Vocês viram a abertura dos Jogos Olímpicos? " Confesso que não. Pois, particulamente, não gosto de esportes - não me julguem, por favor. Mas a maioria dos meus colegas de classe sim. E dessa pergunta, nasceram observações muito interessantes.
   Mas o que houve de tão diferente nessa abertura que chamou tanta atenção? Segundo a discussão em classe, foi a sua pluridade cultural. Especificamente, a da nossa cultura brasileira. Pois houve uma grande variedade de estilos e cantores que representavam fielmente o ouvido brasileiro. Essa boa surpresa se deu principalmente, pelo fato de que a última Copa do Mundo - que também ocorreu no Brasil, em 2014 - não teve em sua apresentação para o mundo toda essa variedade da nossa cultura. O que realçou mais ainda a beleza da abertura dos atuais Jogos Olímpicos.
   Em seguida dessa discussão, a professora nos mostrou um Abstract acadêmico, ressaltando suas características : um resumo sem parágrafo em forma de bloco, tema, objetivo, metodologia, resultado. Também nos deu como exemplo, um blog feito por seus alunos de semestres passados: o "Pipoca é pouco? Ein? " Analisando conosco suas características, como o seu tom mais informal com elementos que aproximam o leitor, marcadores conversacionais como "heim" etc. E mais uma vez, uma dúvida surgiu: Como eu quero escrever? Eu posso ser quem eu sou no texto, descobrir minha autoria, minhas marcas... Será?
   Infelizmente, esta semana não houve a já amada Roda de Conversa, pois fomos convocados para uma reunião na Fale (Faculdade de Letras) junto com a coordenação do curso e alguns professores. O Fórum: perfil do/a aluno/a: avaliação para reelaboração, tinha como objetivo discutir sobre a proposta do novo projeto pedagógico do curso.
   E por aqui, finalizo o meu relato desta semana. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!